TOP "Filmes que toda a gente gosta, mas eu não" por Armindo Paulo Ferreira



Por Armindo Paulo Fereira

10 hated Movies…
Digo desde já que não me é fácil apontar filmes que não goste. Normalmente até vou gostando de tudo, pois tento sempre perceber o que ali foi feito, para quem é feito, com que nível e até que capacidades teriam os envolvidos na feitura de determinado filme. Há filmes que não gosto mas que não digo também que os odeie… pelo que arranjar 10 filmes que haja quem os aprecie e onde possa destilar os meus ódios… não foi fácil. Mas aí está a lista que me foi possível:




The Mexican

  de Gore Verbinski (2001)





É assim, tem Julia Roberts e Brad Pitt e nunca percebi porque tanta gente diz que é fixe só porque tem . Para mim, nada funciona "nisto". Curiosamente, sinto-me completamente desinteressado pelo "Eat Pray Love". Não mesmo!



Jackass: The Movie 

 de Jeff Tremaine (2002)



A geração MTV idolatra isto… mas não consigo melhorar o que sinto sobre esta tremenda merda, que apenas digo "simpaticamente" ser: nojento e revoltante.
Odeio totalmente… incluindo todas as sequelas.



Spider

de David Cronenberg (2002)



Reconheço que este não é um mau filme, é interessante e portanto longe de mau… mas também não é bom. E não gosto! Mesmo depois de o ter tentado apreciar várias vezes, uma vez que dizem ser um grande filme de Cronemberg. Pfff! De todas as vezes, achei tudo bem feitinho e tal mas… continuo a detestar. Sorry!



Ultraviolet 

 Kurt Wimmer (2006)



Parece-me que há quem engrace com isto mas na altura foi-me doloroso ver tanta artificialidade, desfile de poses ocas, lutas e tiroteios sem nenhuma noção de serviço. I hate this shit!



Pirates of the Caribbean: At World's End

 de Gore Verbinski (2007)



O primeiro Piratas das Caraíbas foi um grande filme (tudo perfeito), o segundo foi bastante interessante e sugeria que a continuação o iria ser também. Mas quando o estava a ver, a cada minuto que passava só clamava para que terminasse. Nada me agradou excepto quando surgiram os créditos finais. Que alivio!
Só ajudou a quem nem a quarta aventura me desse a mais pequena vontade de o ver… agora passo a fugir disto!



Superhero movie

  Craig Mazin (2008)



De tantas patéticos e de puro non-sense banal das séries de filmes de gozo a outros filmes e cultura popular, este é o único de todos que não tolero e me espanto de quando há gente que acha isto divertido.
Tenho ódio absoluto! Chega a ser nojento mesmo!



The Tourist

  de Florian Henckel von Donnersmarck (2010)



Recentemente desenvolveu-se em mim uma aversão pela Angelina Jolie, sendo a última vez que quis ver um filme dela foi o "Salt", que ainda escapa vá mas… este nem o quero ver sequer. Nem sequer o descarrego pois só vai estar a ocupar precioso espaço de armazenamento e pode fazer falta.



The Spy Next Door

 Brian Levant (2010)



Já não posso com estes sucessivos filmes estúpidos do Jackie Chan, vedeta das coreografias engraçadas, que sem isso até resultavam em filmes de meros 20 minutos. E este então foi a gota d'água final: odeio mesmo!



The Bounty Hunter

Andy Tennant (2010)



Epá… na altura, estava até entusiasmado a ver esta comédia-romântica, que tinha logo dois actores que tudo apontava funcionar. É mesmo daqueles filmes que dão mau estatuto ao já tão curto estatuto que as comédias-românticas da fábrica de Hollywood têm. Desagradou-me tanto que a determinada altura estava a dormir.



Film Socialisme

  Jean-Luc Godard (2010)



-Ai e tal… que o Godard é que é grande… e não sei quê.
Stop!
Isto, que dizem ser uma grandiosa obra, nem sequer consegue ser um filme, pois é na verdade um anti-filme que procura ser uma expressão artística de alguma coisa com fundamentos políticos, sem sequer assegurar mínimos de qualidade visual e sonora e narrativa (muitas cenas com filmagens de má imagem digital de fracos telemóvel, não há filtragem dos ruídos que surgem abruptamente, etc. Ainda assim só tem de jeito uma jovem a tomar banho na piscina de um cruzeiro, pois de resto nada tem digno de mais valia cinéfila. A questão aqui seria: "Mas quem é que gosta deste filme?" Há imensos críticos, que do alto da sua cinefilia apregoa os mais altos elogios a isto, quando acho que é só por ser de Godard, pois se fosse de outro realizador sem estatuto nem se atreveria a ver. Sim, João Lopes do DN, é para ti. É que a este filme só lhe falta o cheiro a merda… Detestei!

Menção honrosa:




Barry Lyndon  

Stanley Kubrick (1975)



Concordo que o filme é visualmente um assombro, onde os planos quase como se reproduzissem pinturas vivas... mas não consigo atinar com o filme. E confirmo isso de todas as vezes que o tentei ver. It kills me!
Prefiro de longe o impecável "Marie Antoinette" da Sofia Coppola...

Comments

Popular posts from this blog

As Misteriosas Cidades de Ouro - Video Promocional

As Misteriosas Cidades de Ouro - primeiras imagens da nova série

TOP "filmes que toda a gente gosta, mas eu não" por Duarte Lázaro